Projeto Madre Bernarda, de Abelardo Luz abre matrículas para crianças e adolescentes

09 de Janeiro de 2018
Postado por: Cristine Maraga

O Projeto Madre Bernarda, de Abelardo Luz (SC), entidade apoiada pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora (IFMMA), abrirá matrículas no mês de fevereiro. O Centro de Formação Humana e Iniciação Profissional Madre Bernarda (CEMAB) atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social desde 2003 e realizou no ano nos últimos meses várias atividades de formação e eventos para captação de recursos para manutenção das atividades do projeto, que é coordenado pela pedagoga Grasciele Putzel.

As inscrições serão feitas na sede do projeto, em horário comercial, localizada ao lado da casa Paroquial da Igreja Matriz de Abelardo Luz. Os responsáveis pela criança e adolescente serão entrevistos e, atendendo ao perfil de participantes do projeto será efetiva a matrícula.

Conforme a gerente de Projetos Sociais e Ambientais da Associação Maria Bernarda (AMAB), Luciane Luvizon, as atividades realizadas no CEMAB favorecem o processo de ensino/aprendizagem das crianças, oportunizando a socialização, interação, autoestima e desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades com ênfase na formação humana e cidadã. “O projeto é um espaço de convivência e integração, bem como, o de satisfazer as necessidades alimentícias e de higiene, durante o tempo em que as crianças e adolescentes permanecem no local”, explica.

No ano de 2017 o Projeto Madre Bernarda atendeu 20 crianças no contra turno escolar, sendo elas residentes em vários bairros da cidade.

Atividades desenvolvidas no ano de 2017

PEDÁGOGICO: Tempo de leitura com livros e contação de histórias, estudo de higienização pessoal, lembrete de boas ações cotidianas. Produção e reprodução de histórias e textos. Filmes educativos sobre vários temas de trabalho. Pesquisas em dicionários de língua portuguesa. Reforço da escrita por meio do lúdico.

OFICINA DE ARTESANATO: Diversos artesanatos são confeccionados durante todo o ano, enfeites para as promoções realizadas pelo projeto, além das decorações para festividades internas.

OFICINA DE DANÇA: o projeto conta com a professora de dança circular  Fabiana Batistella, que é mantida pela Prefeitura Municipal diretamente pela Assistência Social para desenvolver através da dança circular a cooperação, aflorando e desenvolvendo sentimentos de pertencimentos, autoconhecimento, expansão da consciência do sagrado humano.

OFICINA DE YOGA: Os benefícios da yoga para a vida das crianças vem a somar positivamente, busca o equilíbrio, a paz, a confiança, a auto cura, trabalha a respiração, concentração, suas potencialidades e a própria capacidade. A professora Mariane Lammel, também é mantida pela Prefeitura Municipal diretamente pela Assistência Social.

OFICINA DE FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS: Considerando as inúmeras expressões da questão social que tem atingido a sociedade brasileira, esta temática tem a finalidade de enfatizar a importância do fortalecimento de vínculos com a família, amigos e colegas, assim como também de estimular a autoestima e capacidade de cada um.

OFICINA DE FORMAÇÃO: Durante todo o tempo que as crianças permanecem no projeto se trabalha atividades voltadas à vida cotidiana, participando de preparação dos alimentos, organização e limpeza do espaço para seu melhor funcionamento.

OFICINAS DE RECREAÇÃO: No decorrer de todos os dias são desenvolvidas  diversas atividades que promovem a socialização de todas as crianças, assim como, em algumas datas comemorativas são realizados passeios, festa junina, piquenique, teatro, atividades de oratória, vídeos educativos, dentre outros.

FORMAÇÃO HUMANA E CIDADÃ: Esta atividade propõe a formação do cidadão de forma coerente aos princípios éticos, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito a si mesmo e ao próximo, proporcionando também a autonomia para organizar os modos de existência, sendo responsável pelas suas ações.

Compartilhe
esta notícia
Voltar