Uma vida de fidelidade a Jesus Cristo e seu Evangelho à luz dos ensinamentos de Santa Maria Bernarda

Nosso Papa Francisco em suas Encíclicas e reflexões motiva a todo cristão o deixar-se atrair por JESUS, como o Caminho, a Verdade e a Vida e nos indica a volta ao EVANGELHO.

Convida a todo cristão, em qualquer lugar e situação, a renovar hoje mesmo o seu encontro pessoal com JESUS, e procurá-lo dia a dia, sem cessar. Quando se dá passos em direção a JESUS, descobre-se que ELE já aguardava de braços abertos a nossa chegada.

JESUS é o Caminho, a Vida e ELE mesmo nos mostra o caminho para a verdadeira vida. ELE é luz e ilumina a nossa existência humana. Caminhar seguindo as pegadas de JESUS é dar passos, tomar decisões, superar obstáculos, abandonar caminhos distorcidos, descobrir horizontes novos…

Os primeiros cristãos se esforçavam para percorrer esse CAMINHO com os olhos fixos em JESUS…(Hb 12,2).                     

Necessitamos fixar nosso olhar em JESUS, sintonizar com sua vida concreta, acolher o Espírito que O anima, seguir sua trajetória de entrega total ao REINO DE DEUS. Reconhecer e aceitar na vida esta centralidade de Jesus, nos pensamentos, nas palavras e nas obras, deve ser a motivação central em nossas vidas.

Para São Francisco e Santa Maria Bernarda o SANTO EVANGELHO  foi o centro de suas vidas, a luz que sempre iluminou todo o seu caminhar, o alimento que os sustentou na entrega total na realização de sua missão.

Beber da PALAVRA DE DEUS foi o caminho que encontraram para encarnar JESUS em suas vidas e irradiá-lo na missão. Eles compreenderam que o EVANGELHO não tem nenhum valor, se não se transforma em vida.

São Francisco viveu em clima de escuta atenta à PALAVRA e esta transformou sua vida. Assumiu o Evangelho como regra suprema de vida: “A regra e a vida dos frades menores é Observar e viver o Santo Evangelho de Nosso SENHOR JESUS CRISTO”.( RB Cap. I )

Santa Maria Bernarda pode afirmar com o testemunho de sua vida: “O sol e a estrela que ilumina a minha vida é o Santo Evangelho…”  Com seu luminoso testemunho de vida nos pede: “As palavras do Santo EVANGELHO sejam vossa lâmpada brilhante na escura senda da vida e nas duras horas de sofrimento. Sejam vossa guia, fortaleza e constante estimulo para uma verdadeira alegria espiritual. Repitam muitas vezes:  MINHA ESTRELA POLAR É O SANTO EVANGELHO. O Santo evangelho não seja somente o livro que amem e meditem, senão o caminho que percorrem, a vida que vivem…”

SANTA MARIA BERNARDA fez da vivencia do EVANGELHO, o centro de sua espiritualidade missionária. Para ela, evangelizar é esculpir em sua própria vida e nas pessoas, a vida, as palavras, as obras de JESUS e nos motiva com suas próprias palavras: “O EVANGELHO seja o princípio, o meio e o fim de todo o seu apostolado. Busquem esculpir nas pessoas a vida de Jesus, sua doutrina e exemplo para que elas o assumam como seu programa de vida, sua estrela polar.

Em suas cartas dirigidas as suas filhas espirituais, Santa Maria Bernarda insiste na centralidade do Evangelho na vida: “Somos franciscanas e a nossas Regra é o próprio EVANGELHO, Portanto, toda franciscana há de escutar a PALAVRA DE DEUS com interesse e, antes de tudo, deve estuda-la com atenção. Encaminhai vossas vidas com constância e santo fervor nesta vereda de LUZ, o Santo Evangelho…” (carta 83)

Uma das grandes aspirações de Santa Maria Bernarda como ela mesma o expressa;  “Ó como me alegraria se pudesse ver no coração de todos, como num espelho, as palavras do SANTO EVANGELHO, para glorificação do Pai celestial, de seu Filho Jesus Cristo e do Espirito Santo. Todos devem gravar profundamente em suas vidas as palavras do Santo Evangelho.”

Configurar-se com Jesus é um processo de crescimento interior na fé, no amor e na vivencia do EVANGELHO. Processo que dura a vida toda e abrange todas as dimensões da vida. É toda uma caminhada espiritual para permanecer conectado/a com a palavra do Santo Evangelho, para buscar nela força, luz, sentido e respostas adequadas às necessidades da vida e das pessoas, que a Providência Divina coloca em nossas vidas…

Santa Maria Bernarda sempre foi muito concreta no que diz respeito a vivencia da Palavra de DEUS. Assim ela convoca a todos: “Abri vosso coração para alimentá-lo com as preciosas pérolas evangélicas, para dispor delas, oportunamente, em momentos de alegria, tristeza, dor, apuros e até obter sua substancia perfumosa e benéfica com que aliviar vossos problemas, preocupações e dificuldades.”                                                  

O mais importante é e será o fiel, filial e decidido seguimento de JESUS, em fidelidade a sua Palavra: O EVANGELHO meditado no dia a dia, para que se torne a luz e o guia que informe o pensar, sentir e agir.

Um dos teólogos do Vaticano que analisou a vida espiritual de SANTA MARIA BERNARDA, no processo de canonização, assim se expressa:

“MADRE BENARDA é uma esplêndida figura de mulher consagrada totalmente ao bem dos mais pequeninos…Foi um anúncio de PAZ e de MISERICORDIA, alegre profecia de ESPERANÇA E TERNURA, para um mundo que Cristo renova com a força de seu  Evangelho  e sua  Ressurreição. Ela proclama aos homens e mulheres em nosso tempo que é possível  fazer da vida um continuo anuncio do EVANGELHO.”

Uma das insistências de nosso Papa Francisco é o cultivo da ESPERANÇA, frente a dura realidade que vivemos hoje e Santa Maria Bernarda nos anima nesta caminhada com suas próprias palavras  “… A Esperança foi posta como semente FÉRTIL  em nossos corações, no dia de nosso Batismo. É uma semente que nos foi dada para fazê-la crescer, pois é LUZ projetada da fé, que ilumina   nosso caminho e Vida e  Fortaleza que nos sustenta  e  é Lenitivo  que  suaviza nossas preocupações e sofrimentos…..

JESUS  e sua PALAVRA é centro de minha vida a exemplo de São Francisco e Santa Maria Bernarda?

Tenho o hábito de ler, diariamente, uma passagem do Santo Evangelho?

Que palavras de JESUS estão hoje nutrindo minha vida?

Texto escrito por Ir. Estelita Tonial

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga