Dia do professor: conheça a história da Ir. Lourdes Tosati, professora há 24 anos

Neste sábado, 15 de outubro, Dia do Professor, não poderíamos deixar de lembrar das nossas Irmâs Franciscanas que se dedicam a esta linda profissão. Por isso hoje vamos contar um pouquinho da história de amor da Irmã Lourdes Tosati pelo magistério. São 24 anos de trabalho na educação.

Ir. Lourdes tem 37 anos de Vida Religiosa Consagrada na congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.  Depois de trabalhar muitos anos na enfermagem, cursou Ciências Biológicas com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos e incrementar seu trabalho em Saúde Pública.

Ela mesma conta que jamais pensou em ser professora, mas por se tratar de um curso com Licenciatura Plena, viu-se obrigada a realizar estágio na área do magistério, para poder concluir este curso superior.

“Ao realizar sua primeira experiência, em prática de sala de aula sentiu-me fortemente atraída por esta fascinante profissão de educar e trabalhar com o mundo do conhecimento”, relembra.

Nem havia colado grau em Ciências Biológicas, foi convidada a trabalhar como professora, no Curso Técnico em Enfermagem, da URI – Campus de Erechim, instituição em que realizou seu curso superior, tendo aceito este desafio de formar pessoas para trabalhar com o cuidado da vida.

Nossa Irmã iniciou este trabalho em 1998, permanecendo nele por 11 anos. No ano de 2000 realizou então o concurso no Magistério Público do Estado do Rio Grande do Sul, na Área de Biológicas, iniciando no mesmo ano, como professora de ensino médio.  

Neste tempo, Ir. Lourdes se especializou em Ciências Ambientais, Orientação Educacional e Gestão do Trabalho Educacional. Atualmente, exerce suas atividades na Escola pública Maria Dolores Freitas Barros, na área de Orientação e Gestão Escolar. A escola está situada no Bairro Santa Marta, em Passo Fundo/RS, onde também, junto com sua Fraternidade Religiosa, realiza atividades Pastorais e em Projetos Sociais, que acontecem em parceria com os Padres Oblatos e lideranças comunitárias.

Para a irmã Lourdes, este trabalho na educação é um desafio constante e a maior realização é ajudar e ver as pessoas se formando, não só em conhecimento e cidadania, mas desenvolvendo-se como ser humano, capaz de assumir seu papel na sociedade.

Parabéns Irmã Lourdes e todos os professores por este dia!

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga