Santa  Maria Bernarda era uma mulher inspiradora: conheça mais sobre ela!

“O Espírito Santificador nunca interrompe sua ação, nunca diz basta.

Quando lemos a biografia,  escritos e  cartas de Santa Maria Bernarda, logo  percebemos de qual fonte ela bebeu e alimentou a sua caminhada espiritual, sua missão e carisma.

Sua profunda vida interior era  mantida  em permanente contato com a Trindade Santa, seguindo com fidelidade as inspirações do Espírito e obediência à vontade do Pai.

Antes, porém, de apresentá-la como mulher inspiradora, queremos lembrar a importante mensagem do Papa Francisco para o dia mundial das missões deste ano de 2022:

“Como ninguém pode dizer: Jesus é o Senhor senão pela ação do Espírito Santo (1 Cor 12,3), nenhum cristão pode dar testemunho pleno, genuíno de Cristo Senhor sem a inspiração e ajuda do Espírito Santo. Por isso, cada discípulo(a) missionário(a)  de Cristo é chamado(a) a reconhecer a importância fundamental da ação do Espírito Santo, viver com Ele no cotidiano e receber constantemente sua força e inspiração”.

Continuando, o papa Francisco ainda afirma que este mesmo Espírito, que guia a Igreja Universal, inspirou e continua inspirando homens e mulheres simples para missões extraordinárias.

Santa Maria Bernarda viveu plenamente esta presença e força  inspiradora do Espírito que moveu toda a sua vida e missão assim, como de tantos outros santos e santas que, com a sua vida e testemunho profético, enriqueceram a Igreja movidos pelas graças, dons e carismas missionários.

Olhando para a sua  vida humilde, simples e mística, podemos sim afirmar que Santa Maria Bernarda foi uma mulher inspiradora porque, movida  pela graça do Espírito Santo, fundou a Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.

Pelo seu exemplo, testemunho de vida, suas cartas e escritos, deixou uma preciosa herança espiritual, não  só para as irmãs, suas filhas e seguidoras, mas também para  tantos leigos (as) que a seguem na sua espiritualidade e carisma missionário.

Em sua biografia (livro: Alma Vítima), o teólogo Padre Beda Mayer descreve a  vida dela como sendo uma mulher de fé, uma mulher forte, prudente que sabia unir contemplação e apostolado, que soube levar  Deus aos pobres e os pobres a Deus.

“A fé era a medida com que tudo media; era a luz com a qual via; era a realidade que penetrava em todas as fibras de seu corpo”.

(IX Voto; Heroicidade das Virtudes, pág. 212)

E concluindo, o padre Beda Mayer ainda afirma: “ Seja-me permitido sublinhar a atualidade de uma mensagem que se deriva da vida solícita, totalmente consagrada ao bem dos mais pequenos, desta insigne religiosa franciscana que foi, ao mesmo tempo, reformadora, fundadora, missionária e pioneira e que, apesar das lutas, incompreensões e dificuldades foi:

  • Um anúncio de paz e misericórdia.
  • Uma alegre profecia de esperança e ternura”.

Na carta Espírito da Verdade de número 07, ela recomenda: “Permitamos que o Espírito de amor impregne  e oriente todos os nossos pensamentos, palavras, obras e sofrimentos. A ação do Espírito Santo exige nossa cooperação. Reclama dinamismo decidido, a fim de dominar nossas tendências naturais: vigilância constante das faculdades internas e externas; imolação do nosso egocentrismo e uma ativa, humilde e calma vida interior”.

O sonho missionário de Santa Maria Bernarda,  concretizado inicialmente em Chone, no Equador,  deu início a uma longa jornada de novas fundações, que atualmente se expandem por vários países e continentes; continuando, assim, a difundir o carisma missionário desta mulher inspiradora que,  movida pelo Espírito do Senhor ,  enriqueceu a Igreja com a presença e ação  evangelizadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, revelando o AMOR MISERICORDIOSO DE DEUS UNO E TRINO na missão da Igreja.

 “ Permita que o Espírito de Deus impregne todos os nossos pensamentos, palavras, obras e ações”. (MB)

Texto escrito por Ir. Gisela

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga