Festa da Sagrada Família: o exemplo da Família de Nazaré ilumina a nossa realidade hoje

No dia 30 de dezembro, celebramos a festa da Sagrada Família de Nazaré.
Sabemos que Jesus, o Filho de Deus vindo a este mundo, precisou de um berço, de aconchego, de afeto, de uma família que o acolhesse. E, esta família foi Maria e José, que habitavam a pequena aldeia de Nazaré perdida entre as montanhas Sagrada Família vive de prece, de trabalho e de dedicação. É ali que Jesus creda Galileia. Lugar sem importância e desprezado…

É ali que a Sagrada Família vive de prece, de trabalho e de dedicação. É ali que Jesus crescia em sabedoria, em estatura e graça diante de Deus e dos homens (Lc 2,52).

Jesus, José e Maria sabiam que o amor que os unia vinha de Deus. Este amor foi formado nas dificuldades e na confiança em Deus. E é ali que Sagrada Família vai levar uma vida oculta, modelo de toda a vida cristã, que deve fazer dela, para sempre, o modelo das famílias.

Quantos obstáculos foram ultrapassados, quantas situações foram vencidas, porque entre o três reinava o pleno amor divino, pois Deus fazia parte dessa família. Jesus, que veio da Trindade, a melhor comunidade vive nesta nova comunidade humana.

O exemplo da Família de Nazaré ilumina a nossa realidade hoje, marcada pela desvalorização e fragmentação da célula familiar. Mesmo entre perseguições e dificuldades em que a Sagrada Família enfrentou, ela sempre manteve a fidelidade em Deus.

O Papa Francisco, na Encíclica Lumn Fidei, ao tratar do vinculo entre a família e a fé, escreve: “… A fé não é um refúgio para gente sem coragem, mas a dilatação da vida: faz descobrir uma grande chamada a vocação ao amor – e assegura que este amor é fiável, que vale a pena entregar-se a ele, porque o seu fundamento se encontra na fidelidade de Deus, que é mais forte do toda a nossa fragilidade” (LF 53).

Peçamos à Sagrada Família, exemplo de fidelidade que nos ensine a viver a experencia da fé verdadeira e confiante, que abra a nossa vida à ação de Deus.

Que afaste todos os males das famílias e que reine o amor mútuo e verdadeiro, livrando-nos de toda a divisão.

Que Ela abençoe todas as nossas famílias e comunidades, hoje e sempre!

Texto escrito por Ir. Anita Sabini

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga