Franciscanas Missionárias acompanham programação do Congresso Eucarístico Nacional

Um dos eventos mais importantes da Igreja Católica do Brasil e no mundo, o Congresso Eucarístico Nacional acontece na arquidiocese de Olinda e Recife. O evento teve início na sexta-feira, 11 de novembro, e segue até terça-feira, 15, com programação intensa nas cidades-irmãs.

O Congresso deste ano tem como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles” (cf At 2,46).

Nós Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadores estamos acompanhando a programação, que é transmitida online e, também, estamos em oração pelos que participam das atividades.

Entre as atividades previstas no 18º CEN estão as celebrações solenes, catequeses, simpósio teológico, feira católica, exposições, atividades culturais, texto-base para o aprofundamento bíblico-teológico sobre o tema, além do marco e legado do congresso.

Participações

Para o representar, Papa Francisco nomeou o cardeal português António Augusto dos Santos Marto, bispo emérito da diocese de Leiria – Fátima. Em entrevista à assessoria da CNBB, o cardeal ressaltou que o Pão da Vida repartido por Jesus nos pede também a nós, como Igreja, partilhar o pão nosso de cada dia.

Cardeal português António Augusto dos Santos Marto (Foto: Divulgação/CNBB)

“Precisamos compreender que o Senhor ressuscitado que reparte conosco o Pão da Vida, ou seja, a sua vida e o seu amor, nos pede também a nós, como Igreja, partilhar o pão nosso de cada dia, para que não falte o sustento do pão de cada dia, que inclui por sua vez o pão do amor, da acolhida, da partilha, da fraternidade, da solidariedade, da cultura, da dignidade e da paz em todas as mesas, em todas as casas”.

Marto frisou ainda que o evento não deve ser meramente devocional e intimista. Mas sim, um apelo aos cristãos católicos para estreitar a relação de amizade pessoal com Jesus ressuscitado e vivo, presente no meio de nós, de modo admirável, no sacramento da Eucaristia.

“A fé não se reduz a um conjunto de regras ou práticas devocionais e é, também, apelo a ser testemunhas convictas e corajosas da alegria do Evangelho, da fraternidade, da justiça e da paz que Jesus traz ao mundo”, destacou.

O evento conta também com a participação de todas as arquidioceses e dioceses do Brasil e com a presença de diversos bispos do Brasil.

Simultaneamente ao 18º CEN acontece o simpósio teológico – de 12 a 14 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Com informações de CNBB

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga