Preparando-nos para celebrar a festa de Santa Maria Bernarda

            Neste dia 19 de maio celebramos a Festa de Santa Maria Bernarda. Queremos com a novena que estamos rezando, louvar a grandeza e misericórdia de Deus, manifestada na a vida e obra de Santa Maria Bernarda. Reler e retomar a vivencia da espiritualidade e  missão que ela nos legou, encarnar e expressar seu carisma, em nossa família, no trabalho que realizamos e com as diferentes pessoas que encontramos no dia a dia.

            Santa Maria   Bernarda foi uma mulher bíblica, prudente, corajosa, sábia e boa. Vivendo a espiritualidade soube integrar a contemplação e o apostolado, levando Deus aos pobres e os pobres a Deus.

Como preparação para sua Festa, queremos refletir sobre as três virtudes teologais que caracterizaram a vida de Santa  Maria Bernarda.

  1. A iluminou toda a sua vida, sustentando-a nas muitas tribulações e dando um significado sobrenatural a todos os seus empreendimentos.

A era;

  • O metro com o qual tudo media….
  • A luz com a qual tudo via…
  • A vida que vivia…
  • A realidade que penetrava em todas as fibras de seu corpo.
  1. A ESPERANÇA  foi a bussola que a orientou em toda a sua vida e nos anima a a viver esta virtude dizendo-nos:
  2. A ESPERANÇA foi posta em nosso coração como semente fértil no dia de nosso Batismo. É uma semente que nos foi dada em vista da vida eterna. Recebemo-la para desenvolvê-la e devemos dar conta dela ao Divino  Semeador.
  3. A ESPERANÇA é LUZ projetada da FÉ que ilumina o nosso caminho.
  4. A ESPERANÇA é VIDA e FORÇA que nos sustenta nas lutas cotidianas..
  5. A ESPERANÇA é LENITIVO que mitiga nossos sofrimentos.
  6. A ESPERANÇA é PROMESSA de vida plena na casa do PAI.
  1. A CARIDADE  foi o motor que levou Santa Maria Bernarda a assumir a vida missionária, dando preferência  aos pobres, excluídos da sociedade, que são os preferidos de Deus. Ela carregou em seu coração todo o sofrimento de seu tempo, com as tensões e as lacerações que o marcaram.

Todos e tudo entrava em seu grande e generoso coração, porque ela estava infinitamente enamorada e cheia de Deus.

Com sua vida santa e entregada aos demais SANTA MARIA BERNARDA foi:

  • Anuncio de PAZ E MIERICORDIA.
  • Um convite constante ao AMOR e a CARIDADE.
  • Uma alegre profecia de ESPERANÇA e TERNURA para um mundo que CRISTO renova, com a força de seu EVANGELHO e RESSURREIÇÃO.

ORAÇÃO

            Santa Maria Bernarda, todos os que se aproximam de ti, saturados de perguntas, sedentos de respostas, famintos de amor, encontram em ti, um gesto de compreensão e de misericórdia, uma atitude benevolente, escutaram palavras e sinais de libertação, esperança e fortaleza, expressão do amor de Deus feito carne em tua vida.

Ajuda-nos a dar nossa resposta na busca de uma sociedade mais humana, mais fraterna, mais solidária e justa AMÉM

(Texto escrito por Irmã Estelita Tonial)

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga