O que entendemos  por  espiritualidade? #parte2
  • A oração: alimento para a espiritualidade

A oração faz parte da espiritualidade, porém, não é a mesma coisa que espiritualidade. Esta é mais do que a oração. Podemos fazer oração, mas não termos espiritualidade. É o caso da oração que separa fé e vida, que se isola da história. Torna-se oração descomprometida com a vida, oração sem a presença e a abertura verdadeira para Deus.

A oração para ser parte da espiritualidade deve ser vivida, testemunhada. Ela deve criar uma relação amorosa com Deus, uma intimidade. É a oração que vai alimentar, nutrir e fortalecer a espiritualidade.. Somente uma vida de oração momentos específicos de encontro permanente com Deus e da leitura da sua presença nas mais diferentes situações.

Cuidar da oração é olhar de novo a raiz de nossa vida, de nossas opções e trabalhos e garantir a saúde da árvore inteira.  Importante é perceber a oração como experiência de amor. Santa Maria Bernarda nos convoca a manter esta fidelidade afirmando:

“Pelo Batismo nos foi concedida a adoção de filhos de Deus, que provoca a contínua irrupção do ESPÍRITO DE AMOR e um perene PENTECOSTES de graças. Vivei nem que seja um único dia, atentos/as aos seus divinos chamados. Sucedem-se sem cessar. O ESPÍRITO SANTIFICADOR nunca interrompe sua ação, nunca diz, basta”. (Maria Bernarda carta 8)

O caminho da espiritualidade supõe esforço, exercício (ascese), uma certa disciplina e fidelidade,  porque a oração não é algo instintivo, que nos vem de dentro. Ela exige seu tempo, seu lugar. Se não se impõe certa disciplina, a oração acaba sendo prejudicada. Daí a importância de abrirmos espaços permanentes na nossa vida familiar e prática pastoral para esse encontro pessoal com JESUS. Temos que nos sentir “seduzidos” pela profundidade do encontro, e reviver a experiência de Jeremias: “Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir”. (Jr 20,7).

Texto escrito por Ir. Estelita Tonial – Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora

Voltar
Irmãs Franciscanas Missionárias

Irmãs Franciscanas Missionárias