O que entendemos  por  espiritualidade? #parte1

       

Espiritualidade  é colocar nossa vida ao compasso do Espírito. É abrir-se ao Amor de Deus, deixando-se conduzir pelo Espírito.

Espiritualidade  é a motivação que impregna nosso viver e nosso compromisso, seja na família ou na sociedade. É a força que nos vem de Deus para dar sentido à vida, nos impulsiona a construir fraternidades e a transformar  a realidade que nos cerca.

A espiritualidade faz com que eu deixe o Espírito Santo inspirar o meu modo de pensar e animar todo o meu agir.

Espiritualidade  é viver a filiação e a fraternidade. Para isso JESUS veio a mundo para realizar esses dois grandes mandatos:

“Pai, que todos e todas tenham vida em abundancia.

“Pai, que todos sejam UM, que sejam irmãos”.

Espiritualidade tem muito a ver com o sentido que damos à vida, aos fatos e acontecimentos. A interpretação que damos a tudo o que vemos é fruto do tipo de espiritualidade que cultivamos. O modo como encaramos as coisas e a leitura que fazemos da realidade depende do tipo de espiritualidade que cultivamos.

A Espiritualidade deve estar centrada em JESUS. Buscar viver o que ELE nos ensinou, assumindo seu Projeto, comprometendo-se com o REINO de  DEUS.

  • Conhecer a JESUS é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber.
  • Tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas…
  • Fazê-lo conhecido com nossa vida, palavras e obras é nossa alegria. (Doc.Ap.)

Somente a força de Deus, o viver segundo o Espírito, nos faz sair de nós mesmos para nos colocar a serviço de uma causa em favor da vida. Sem esse impulso de Deus é impossível realizar um serviço duradouro e comprometido com o REINO.

Sem uma espiritualidade profunda, tudo vai perdendo o seu sentido. O desânimo, o comodismo, a tristeza, o abatimento, a omissão vão invadindo e tomando conta de nossa vida. A Espiritualidade não é alienação, distanciamento dos fatos, da realidade, mas é viver, testemunhar e agir segundo os ensinamentos de JESUS contidos no EVANGELHO.

A nossa sociedade tem necessidade de testemunhas apaixonadas por Cristo e seu Evangelho, que fazem experiência de Deus e a transmitam com a vida. No mundo secularizado, em especial os jovens, eles têm sede de autenticidade, questionando se realmente acreditamos no que anunciamos, se vivemos o que acreditamos e se anunciamos realmente o que vivemos.

A fidelidade ao seguimento de Jesus convoca ao êxodo e ao compromisso. Aquele que se instala e se acomoda, deixa de ser seguidor de Jesus. O seguimento é disponibilidade, capacidade de mudança. O critério fundamental é pôr-se a caminho com Jesus. Seguir Jesus significa manter uma relação de proximidade com Ele: “estar com Jesus”. É a viva experiência descrita na parábola da videira: “Permanecei em mim”, porque sem MIM vocês não podem fazer nada.” (Jo 15,4.5).

Continua…

Texto escrito por Ir. Estelita Tonial – Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora

Voltar
Irmãs Franciscanas Missionárias

Irmãs Franciscanas Missionárias