Humildade de coração


Numa visão Jesus levou-me por três vales e de lá a uma alta montanha, onde ciciava um ar límpido e rarefeito. Aqui Jesus se uniu a minh’alma num amor cheio de graça de seu Coração. A seguir reconduziu-me aos três vales. Então me disse: “Aqui deve ser tua morada”.

Agora segue a visão espiritual. Os três vales simbolizam os três graus da santa humildade. No primeiro vale devo aprender a conhecer sempre melhor minha pecaminosidade. No segundo vale da humildade devo aprender a não só reconhecer minha pecaminosidade, mas também perfeitamente concordar, no meu interior, se outros dizem isso de mim. Sim, neste vale, devo aspirar incessantemente de alegrar-me quando outros me fazem sentir que me consideram insignificante é desprezível. Neste lugar devo sentir que a amarga ervinha da humilhação tenha um sabor tão doce como o mel. No terceiro vale devo aprender a atribuir unicamente ao bom Deus, todas as graças e dons e dar-lhe em tudo, toda honra e glória; a mim, só o desprezo e todo o mal.

A montanha elevada simboliza a montanha do amor divino, onde o Criador e Salvador atrai a agraciada criatura com a mais íntima amizade e a atrai amorosamente ao seu dulcíssimo Coração. O caminho que leva a esta familiar amizade com o amoroso coração divino, passa pelo vale da humildade.

A humildade de coração é a chave para abrir o Coração de Jesus. A humildade conquista o amor é a complacência do humílimo Coração do Salvador, é sua virtude predileta.

Ou, no momento em que nos humilhamos e calamos humildemente, o fidelíssimo Coração de Jesus envia, rápido como um raio, sua graça sobre a pérola adquirida. Ou, se considerássemos bem quanto são amados os humildes de coração pelo Coração divino, desejaríamos as humilhações, pediríamos insistentemente sermos humildos.

De mão dada com o tão humilde pai Francisco, vamos sem cessar, à escola da humildade do divino -coração. Aqui aprenderemos com segurança e facilidade novas maneiras de humilhar-nos. Jesus, cujo Coração foi tão profundamente humilhado por causa de nossos pecados, seja sempre nosso modelo no caminho da santa humildade!

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga