A família sob a luz da Palavra de Deus

Quando a Palavra de Deus fecunda a Família!

Nesses tempos de Pandemia, em que nos isolamos socialmente, é notória a intensificação das relações familiares. Para o bem ou para o mal, o convívio familiar ganhou uma oportunidade ímpar, onde seus atores tiveram como único refúgio as palavras de ordem: FIQUE EM CASA!

Infelizmente os dados estatísticos revelam crescimento da violência doméstica, dos abusos aos vulneráveis, do consumo abusivo do álcool e outras drogas psicoativas e tantas outras brutalidades vivenciadas no seio familiar. Casos são diariamente noticiados pela mídia.

Num mesmo cenário, não divulgado, vemos famílias onde as palavras de ordem foram uma oportunidade para o fortalecimento dos laços afetivos, para o cuidado e zelo de quem se ama, para o aprofundamento espiritual e para o resgate dos valores, princípios e regras que constituem a FAMÍLIA.

Diante dessas realidades tão distintas a respeito dos relacionamentos familiares, vale o questionamento: o que difere uma da outra? Em que se baseiam cada uma dessas famílias? E mais, o que a nossa identidade familiar comunica?

Podemos afirmar com toda a convicção que o grande diferencial que norteia as famílias, cujos laços se fortalecem, é que elas se fundamentam na PALAVRA DE DEUS. Ler a Bíblia em família é de uma riqueza imensa! Portanto, se queremos famílias bem estruturadas, filhos bem orientados, pessoas equilibradas e bem constituídas criemos o hábito de ler a bíblia em família.

Confrontar as experiências do cotidiano familiar com a Palavra de Deus abre os caminhos e ao invés de incertezas e dúvidas brotam o discernimento e a sabedoria para superarmos os conflitos e desafios que surgem nas relações familiares, favorecendo assim o nascimento do verdadeiro AMOR!

“Eu e minha casa serviremos ao Senhor!”

(Josué 24,15)

Texto por Maria Madalena Schiessl Moreira – Leiga Franciscana da Fraternidade Paz e Bem, de Canoinhas/SC.

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga