Leigos ALMABER participam da 1ª Assembleia da Zona Sul-SC e elegem nova coordenação

Para aprofundar o conhecimento em identidade, pertença e unidade, os leigos e leigas ALMABER (Associação de Leigos Franciscanos Missionários de Madre Bernarda) participaram de três dias de Assembleia. O encontro ocorreu em Chapecó/SC, nos dias 25, 26 e 27 de março de 2022, onde foram chamados a viver em comunhão, participação e missão na Igreja em Sinodalidade, com o objetivo principal de eleger a nova Junta Zonal Sul – Santa Catarina.

Estiveram presentes, através de seus coordenadores e leigos, representantes das Fraternidades: “Viver para servir” e “Alegria Franciscana”, de Chapecó/SC; “Caminhando, semeando luz e esperança”, de Xaxim/SC; “Ir. Maria de Lourdes”, de Xanxerê/SC; “Estrela Guia”, de Ipuaçú/SC; “Paz e Bem” e “Jaçanã”, de Canoinhas/SC; “Madre Bernarda”, de Natal/RN; “Ir. Aloísia Gerardingher”, de Touros/RN; e “Santa Rita de Cássia”, de Caieiras/SP.

As Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora estiveram presentes em tempo integral, assessorando e dando o suporte espiritual, o acompanhamento formativo e o zelo pelo Carisma da Congregação. Destacando a presença da Ir. Marilene Persch, Ir. Melânia Cecconello,Ir. Anita Sabini, Ir.Gisela Bruxel,Ir. Nilva Brugnera e Ir. Maria Aparecida Medeiros Franco.

 Ir. Nilva Brugnera, assessora da ALMABER – Zona Sul SC e RS, em seu pronunciamento destacou que “a presença dos leigos e leigas na Congregação é um direito e um compromisso”.

 Maria Aparecida Medeiros Franco, vice-animadora da Região Missionária São Francisco, conclamou que “precisamos unir forças para enfrentar os desafios, na família, na sociedade e no mundo. E que somos chamados a levar o Carisma aonde estivermos”.

O evento contou com a ilustre presença do Dr. Jorge Botero, natural da Colômbia, que é coordenador geral da ALMABER, que assessorou e aprofundou com maestria o tema: IDENTIDADE, SENTIDO DE PERTENÇA E UNIDADE.

Num espírito fraterno foi eleita para o quinquênio 2022-2026 a NOVA COORDENAÇÃO ALMABER – ZONA SUL/SC, sendo:

Nova coordenação ALMABER (foto: Divulgação)

Coordenadora: Regina Celis Gomes Weinert, de Canoinhas/SC

Secretária: Rosemary Biasotto, de Xaxim/SC

Tesoureira: Maria Madalena Schiessl Moreira, de Canoinhas/SC

Vogal: Áurea Sousa da Silva, de Natal/RN

Saímos da Assembleia, que foi conduzida brilhantemente por Regina Celis, coordenadora reeleita pela maioria absoluta, com um discernimento muito mais apurado de nossa missão e vivência no Carisma Franciscano abraçado por Santa Maria Bernarda e maior clareza no tripé que nos orienta: FRATERNIDADE, MINORIDADE e MISERICÓRDIA.

Paz e bem!

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga