Fevereiro foi o mês do retorno às aulas e, também, o mês escolhido pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora para trabalhar em seus materiais e ambientes o tema “Educação para a Esperança”.
Uma das missões da congregação está fundamentada na educação. Nossos colégios – o Colégio Franciscano São José e o Colégio Franciscano Cristo Rei – trabalham essa temática com os alunos das mais variadas formas, com o intuito de nortear o ensino e a reflexão dos alunos.
Conheça um pouco mais sobre as duas instituições de ensino que as IFMMA mantém no Rio Grande do Sul.
Colégio Franciscano São José
Esperança é o tema do Projeto Norteador para este ano em que o Colégio Franciscano São José completa 99 anos. Localizado em Erechim/RS, a unidade escolar iniciou o ano letivo com mais de 900 estudantes, do Infantil ao Médio.

As atividades desenvolvidas durante o ano levarão em conta este tema. Tanto o Projeto quanto a Campanha da Fraternidade 2022 já foi trabalhada com todos os professores e funcionários. A partir do início de março, a CF/22 será trabalhada com os estudantes.
O Ensino Médio está alinhavando um Fórum interno com estudantes abordando o Pacto Educativo Global. O impacto das temáticas nos estudantes, conforme relato da Irmã Marta, é muito positivo, com boa receptividade por parte dos professores, estudantes e pais.

Colégio Franciscano Cristo Rei
Não é diferente com o Colégio Franciscano Cristo Rei, de Marau/RS. Há 84 anos o objetivo continua o mesmo: oferecer uma educação de qualidade com o intuito de contribuir para com uma sociedade melhor e consciente, por isso temáticas como educação e esperança fazem parte das atividades.
Desde 1938, quando os trabalhos se iniciaram em um pequeno prédio ao lado da Igreja Matriz, a nobre missão de educar foi acolhida pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora.

Contando com uma grande infraestrutura, o Colégio Franciscano Cristo Rei, atende atualmente mais de 620 alunos, estes matriculados na educação infantil, ensino fundamental e médio. Além da estrutura física, com ginásios, salas de aulas equipadas, pátios e áreas de lazer, o colégio se destaca educacionalmente pelo quadro funcionários, que hoje somam mais 110 pessoas envolvidas com as atividades e o ensino oferecido.