Colégio Franciscano São José: 98 anos de história em Erechim

Rumo ao seu centenário, o Colégio Franciscano São José comemorou neste ano, no dia 19 de março, 98 anos de missão educativa. O projeto pedagógico que inicia o triênio até 2023 traz o alegre convite de vivenciarmos a gratidão pela trajetória de excelência da instituição ao educar gerações e promover a cultura do diálogo, da paz e do bem.

A razão de existir e perdurar é resultado da coragem das primeiras irmãs suíças que aportaram ao Brasil trazendo no seu coração o ideal de uma educação integral permeada por valores e princípios, além da imprescindível construção do conhecimento que forma e prepara cidadãos conscientes, criativos e livres para uma sociedade também em permanente construção.

Soma-se a isso a confiança de milhares de famílias que sempre acreditaram no fazer pedagógico do colégio, o que originou uma parceria que reafirma uma verdade incontestável: escola e família que se dão as mãos é caminho seguro e eficaz na condução e desenvolvimento dos educandos.

O exitoso resultado em vestibulares, Enem e outros indicadores igualmente deve-se ao profissionalismo do corpo docente e demais colaboradores dos diversos setores que compõe a organização dessa instituição que, ao longo do seu percurso, presenteia a sociedade com profissionais competentes e lideranças assertivas que fazem a diferença nas mais distintas esferas em que atuam, tanto em nível regional, como também nacional e mundial.

Os aprendizados e os vínculos conquistados ao longo de 98 anos nos fortalecem e nos convocam a persistirmos no desafio de educar nos tempos atuais e, particularmente, neste momento diferente e difícil com o qual nos defrontamos. A pandemia que nos obrigou a suspender o ensino presencial em períodos mais críticos também nos impeliu a adentrar de forma mais audaz no mundo da tecnologia. Graças a essa ferramenta, garantiu-se a continuidade do processo pedagógico.

Seguimos trabalhando em sintonia com o ideal da fundadora, Santa Maria Bernarda, exímia educadora que inseriu a educação na missão de sua Congregação como sendo uma arte, “uma arte sagrada” – como dizia ela – pois formamos pessoas, as quais são revestidas da dignidade de filhos de Deus.

Neste ano proclamado pelo Papa Francisco como o ano de São José, ele, o pai adotivo de Jesus, padroeiro da Igreja e do Colégio, alcance dos céus a proteção de todos os males, em especial, agora, do mal da Covid-19. Com seu terno coração de pai, interceda junto a Deus luzes e bênçãos a este educandário, à nossa cidade e nação. Também a graça do conforto, da coragem e solidariedade às muitas famílias enlutadas e aos que lutam em favor da vida, seja no leito de um hospital, seja na linha de frente desta crucial batalha ante a qual o mundo inteiro se depara.

Gratidão a toda comunidade educativa São José que no decorrer destes 98 anos contribuíram com essa bela história.

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga