Palavra de Deus: olhamos para a bíblia como olhamos a tela do celular?

“Todo aquele, pois, que escuta a Palavra de Deus é semelhante ao homem prudente, que edificou sua casa sobre a rocha”. (Mt. 7, 24).

Creio que, inicialmente, é importante se ater à expressão: “Palavra de Deus”. Não é qualquer palavra, também não é palavra de um determinado sábio ou de um grande entendido em alguma área científica, mas é “PALAVRA DE DEUS”, palavra amorosa de Deus. É a BOA NOVA. Qual boa nova? A boa nova do Reino de Deus! A boa nova da VIDA, a boa nova da SALVAÇÃO MISERICORDIOSA DO PAI, através de seu filho amado, JESUS CRISTO.

Toda a história do Plano de Salvação descrito no Primeiro Testamento e concretizado por Jesus Cristo, como é narrado no Segundo Testamento e a Missão dos Apóstolos (Igreja) é perpassada pelo AMOR salvífico da Trindade. A Bíblia revela em Jesus o rosto de Deus – PAI E MÃE – que se inclina, acolhe, cuida, cura, respeita, ama, perdoa, liberta, se compadece e ressuscita o ser humano a partir da condição e do lugar que ele se encontra.

Além de amar, Deus chama, confia e envia pessoas para continuarem sua obra de salvação, como bem podemos ver na missão dos profetas, antes de Cristo e os discípulos e missionários a partir de Jesus. Portanto, a Palavra de Deus se torna a única e verdadeira mensagem para a vivência cristã e a conformação de uma sociedade onde todos têm vez, voz e lugar; onde a vida é cuidada com todo o amor e respeito. E não só a vida humana, mas toda a criação, que faz parte da casa comum.

Por isso, a Bíblia é um santo livro de grandíssimo valor na trajetória dos primeiros cristãos e para os cristãos de todos os tempos. Este abençoado livro não caiu da moda; ele é sempre atual.

Precisamos ler, estudar, aprofundar conhecer e rezar com a Palavra de Deus, para aprender a tornar-nos pessoas sempre mais humanas e conhecer melhor a Deus. Conhecer quem é Ele e quem é Jesus Cristo. Humanizar-nos para sermos homens e mulheres mais santos e santas, mais missionários e missionárias e discípulos (as) de Jesus.

Basta ver o que a própria Bíblia fala da Palavra de Deus: “Toda a Escritura é proveitosa para ensinar, denunciar, corrigir, instruir em justiça, para que o ser humano seja mais perfeito e instruído para toda boa obra”. (2 Tim 3, 16-17).

A palavra de Deus é fiel e confiável. “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”.

(Mt 24, 35)

O autor sagrado diz que este Santo Livro não deve ser apenas lido, mas deve ser vivido. Por isso perguntamos: Como seria a sociedade no mundo de hoje se déssemos a esta Palavra a importância e o valor que ela contém? Será que certos meios de comunicação não estão abafando o valor e a riqueza desta palavra? Como exemplo, o celular. Olhamos para a bíblia como olhamos a tela do celular? Enviamos mensagens dela para amigos? Ela está sempre no bolso ou na bolsa, como o celular? Abrimos imediatamente a bíblia em caso de perigos, dúvida, sofrimentos ou em outras situações?

Ao contrário do celular, a Bíblia nunca fica sem sinal. Podemos nos conectar em qualquer lugar. Não precisamos nos preocupar com a falta de crédito, porque Jesus já pagou para sempre a recarga, o crédito é ilimitado e a bateria está sempre carregada.

Texto por Ir. Ivaldina Basso – Irmã Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga