Ir. Geneci relata como foi o EFAIAM 2022, na Diocese de Erechim

Nós, Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, temos nosso Carisma amplo e bem diversificado na realização   referente a nossa missão.

Dentre elas, elencaremos a missão que vem sendo realizada e coordenação há muitos anos por nossas Irmãs na coordenação diocesana da Infância e Adolescência Missionária na Diocese de Erechim/RS.

Depois de estar mais amena a covid-19, a Diocese está retornado passo a passo a realizar sua missão com normalidade.

Dentro disto é que a Infância e Adolescência Missionária realizou em duas datas: 21 de maio e 4 de junho, no Centro Diocesano de Pastoral o Encontro de Formação dos Assessores, a chamada de EFAIAM.

Onde foram aprofundados os seguintes temas:

  1. Fundamentos da Missão.  
  2. História e Carisma da Infância e Adolescência Missionária.  
  3. Fundadores, Padroeiros e Símbolos da Infância e Adolescência Missionária. 
  4. Doze passos para organizar um grupo da IAM. 
  5. Espiritualidade Missionária.
  6. A pessoa do Assessor da IAM. 
  7. Metodologia das quatro áreas integradas.
  8. Desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Os mesmos temas foram, na maioria, trabalhados pela própria equipe da coordenação Diocesana da Infância e Adolescência Missionária da Diocese de Erechim, coordenada por mim, Ir. Geneci Dalmagro, Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora.

As novas assessoras vindas de diversas Paroquias da Diocese participaram e se sentiram felizes em realizar esse curso dando para cada uma maior conhecimento e segurança na sua missão com as crianças em suas Comunidades.

No decorrer dos encontros recebemos a visita de Dom Adimir A. Mazali, Bispo da Diocese, demonstrando todo seu apreço e confirmando que trabalhar com a infância é uma missão nobre e gratificante, pois estamos anunciando o Reino de Deus aos preferidos de Deus, que são as crianças.

Também nos brindou com sua visita o Padre Jair Carlesso, coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora, dando sua palavra de apoio e de manifestação com alegria pela bela missão que é desenvolvida em nossa Diocese por meio da Infância e Adolescência Missionaria.

Uma das inquietudes da coordenação Diocesana da IAM é com as demais Paróquias que ainda não possuem a Infância, pois, a catequese inicia com os 9 anos.

Porém, antes dessa idade poderíamos ter a presença atuante da Infância, onde as crianças vão conhecendo e tornando amado Jesus Cristo, a partir dos 4 anos. Recebendo um tempo antes já a formação cristã.

“A IGREJA FLORESCE, ONDE A INFÂNCIA PERMANECE!”.

Texto escrito por Ir. Geneci Dalmagro – Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga