Infância e Adolescência Missionária no Colégio Franciscano São José, em Erechim/RS

Desde 2011 o Colégio Franciscano São José assumiu a missão de organizar grupos de Infância e Adolescência Missionária (IAM) para desenvolver a belíssima proposta evangelizadora desta que é uma das quatro Obras Pontifícias Missionárias que tem como objetivo despertar o espírito missionário desde a infância. 

De início houve dois grupos, hoje são cinco, sendo que um deles é de crianças já consagradas.  A consagração se dá após um período de fidelidade à caminhada da IAM e efetiva-se por meio de um rito litúrgico no qual as crianças recebem um botton e um lenço a ser usado no pescoço como sinal de sua consagração como seguidores e missionários de Jesus. 

Procura-se manter doze crianças em cada grupo, que é o número ideal para que o trabalho se desenvolva com eficácia. São acompanhados por assessoras preparadas para tal serviço por meio de um curso oferecido pela diocese com a finalidade de apropriarem-se do método próprio da IAM. 

Paralelo aos momentos de formação, as crianças desenvolvem atividades diversas, como coleta de lacres de latinhas de refrigerantes que posteriormente são vendidas a uma cooperativa de reciclagem e cujo resultado de venda é entregue à coordenação diocesana responsável pela IAM que destina a outros continentes. 

Também eventualmente há coleta de caixas vazias de leite que se destinam a pessoas em situação de vulnerabilidade social que as utilizam como isolante térmico, rifas como Ação Solidária em favor de crianças do Haiti, visita às famílias, idosos e bênçãos nas casas.

Além disso, por vários anos elas participaram da Romaria Diocesana da Criança em honra a Nossa Senhora de Fátima integrando a equipe dos cantos.  Igualmente ajudam a dinamizar o espaço das crianças em uma das nove noites da Romaria, fazendo jus, assim, ao lema que as identifica como pertencentes a essa Obra: “Crianças ajudam e evangelizam crianças”, e à saudação “De todas as crianças do mundo, sempre amigas!”.

Atitudes essas que vão se tornando uma prática na vida de cada criança, juntamente com o compromisso de rezar por todas as crianças do mundo.

Já se tornou uma tradição que as crianças da IAM do Colégio, na Semana que antecede a Pascoa, apresentem uma encenação sobre a Ressurreição de Jesus aos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.  As crianças participam com muita animação, alegria e entusiasmo, e, com isso, atraem outros colegas a participarem. 

Voltar
Cristine Maraga

Cristine Maraga