Semana Franciscana Missionária em Minas Gerais

15 de Junho de 2019
Postado por: Cristine Maraga

As Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora estiveram realizando uma Semana Franciscana Missionária na Paróquia de São Sebastião de Cambuquira/ Minas Gerais, com a temática: "Vinde e Vede! Seguir Jesus nos passos de São Francisco de Assis". O trabalho aconteceu de 1º a 9 de junho de 2019 dinamizados pelas Irmãs: Vera Isabel Rambo Coutinho (Marau), Geneci Dalmagro (Erexim) e Cristina Bisolo (Passo Fundo) e alguns leigos daquela comunidade colaboraram com a animação musical.  

As irmãs franciscanas marcam presença naquela comunidade há doze anos e no intuito de partilhar a espiritualidade franciscana com as comunidades, escolas, catequizandos e lideranças desenvolveu-se este trabalho de animação vocacional. Com os catequizandos o trabalho foi marcado pelo encontro com Jesus através de dinâmicas, leitura orante da Palavra de Deus e a partilha da história de vida  do jovem Francisco de Assis, bem como, testemunhos vocacionais de pessoas que vivem esta espiritualidade.

Em algumas comunidades a celebração foi a partir da Palavra de Deus, das Solenidades da Ascensão do Senhor  e de Pentecostes com uma novena muito orante na preparação desta festa. Com as juventudes nas escolas o foco trabalhado foi a partir do projeto de vida. Todos os jovens que participaram elaboraram seu projeto de vida a partir de seus sonhos, marcas, estratégias, trazendo a dimensão humana e da espiritualidade. Na sequencia, apresentava-se de forma dinâmica a vida do jovem Francisco de Assis que tinha grandes sonhos e que pela forma que viveu deixou marcas para a humanidade até os dias de hoje.

A liderança em Jesus Cristo e em São Francisco de Assis foi a temática partilhada com as lideranças da paróquia São Sebastião, além de motivá-los na criação da cultura vocacional que perpassa todas as pastorais. Outro momento significativo foi o encontro Vinde e Vede no qual participaram jovens que tiveram interesse de aprofundar a reflexão sobre a vida, as vocações específicas e pensar com carinho na  sua opção vocacional.  Deste encontro surgiu um grupo de jovens que desejam continuar se encontrando para aprofundar esta reflexão iniciada acompanhados pelas Irmãs Tania Maria Volpatto, Lidia Dalmagro e outra jovem que residem naquela paróquia.

Encerrando a semana aconteceu a Caminhada pela paz e pelas vocações a partir do itinerário vocacional vivido por São Francisco de Assis com encenações realizadas pelos jovens e a participação especial da Banda Municipal daquela cidade. Veja abaixo algumas fotos desses momentos: 

Compartilhe
esta notícia
Voltar