PROJETO VESTINDO PEQUENOS BRILHANTES E PASTORAL DO MIGRANTE DE XAXIM REALIZAM ENTREGA DE DONATIVOS

31 de Janeiro de 2018
Postado por: Cristine Maraga

A Pastoral do Migrante, juntamente com o grupo de Leigos ALMABER – Associação de Leigos de Madre Bernarda, por meio do Projeto Vestindo Pequenos Brilhantes, realizaram a entrega de alimentos, brinquedos e chocolates para as famílias de imigrantes haitianos e também para famílias indígenas residentes no município de Xaxim (SC). O “Vestindo Pequenos Brilhantes” é um dos projetos apoiados pelas Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora e tem objetivo contribuir no processo de vida, dando as futuras mamães mais tranquilidade para a chegada do seu bebê. Para que com isso os recém-nascidos tenham o mínimo necessário em vestuários para os primeiros meses de vida.

Segundo a Gerente de Projetos Sociais e Ambientais da Associação Maria Bernarda (AMAB), Luciane Luvizon, são atendidos pela Pastoral do Migrante todos aqueles que chegam pedindo algum auxílio à Pastoral, dentro das possibilidades de atendimento da mesma. Os auxílios são para diferentes necessidades, tais como vestuário e calçados, roupas de cama e banho, utensílios domésticos e móveis. “A Pastoral também auxilia no processo de locação de casas para os imigrantes recém-chegados, assim como, no auxílio para obtenção da documentação legal para permanência no Brasil e obtenção da carteira de trabalho. Esse auxílio é dado quando os imigrantes não têm condições de procurar e realizar os procedimentos legais, em virtude da falta de documentos e dificuldade com a língua portuguesa”, explica.

Além de todo esse suporte, a Pastoral auxilia ainda nas traduções das declarações necessárias para trazer os filhos que ficaram no Haiti para o Brasil e também no acompanhamento das vacinas das crianças de até um ano, exigindo dos pais que levem os filhos até o posto de saúde. A Pastoral do Migrante, além dos haitianos, auxilia também muitos indígenas e outras pessoas que os procuram com dificuldades.

 

Doações

Para recebimento e entrega das doações, a Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, de Xaxim, por meio de seu pároco, Frei Alex, disponibilizou uma sala anexa à Casa Paroquial. No local, foi estabelecido um horário de atendimento para distribuição das doações aos interessados, aos sábados de manhã, o qual é realizado pelas voluntárias que atuam na Pastoral.

As pessoas atendidas pela Pastoral ou pelo Projeto Vestindo Pequenos Brilhantes são aquelas que chegam até os integrantes diretamente, ou se dirigem até a casa paroquial buscando ajuda. Quando a Pastoral não tem condições de atender a demanda das pessoas necessitadas, faz contato com poder público, empresas, pessoas da comunidade, etc. “São dois trabalhos maravilhosos realizados em Xaxim que contribuem e muito para amenizar as dificuldades enfrentadas pelos mais necessitados”, finaliza Luciane.

Compartilhe
esta notícia
Voltar