Projeto Sabedorias contribui na promoção de qualidade de vida para idosos de Campina Grande (PB)

24 de Maio de 2017
Postado por: Cristine Maraga

Iniciou há cerca de dois meses, em Campina Grande, Paraíba, o Projeto Sabedorias, desenvolvido pelas Irmãs Sueli M. Wardenski e Silvani Silveira. O projeto tem como objetivo desenvolver atividades e ações culturais, espiritual, educativas e de lazer para os idosos, contribuindo para promoção e melhoria da sua qualidade de vida. 

Conforme a gerente de Projetos Sociais e Ambientais da Associação Maria Bernarda (AMAB), Luciane Luvizon, os encontros visam estimular a capacidade criativa do idoso proporcionando o convívio social, integração, viabilizando sua autonomia e favorecendo o autocuidado, o resgate de valores, de culturas, de saberes e espiritualidade. “O enfoque na formação humana traz, ainda, elementos como a cultura da paz, as relações interpessoais embasadas nos princípios da fraternidade, da ética e da solidariedade, de partilha e vivências”, comenta.

A integração que perpassa as atividades desenvolvidas contribui de maneira eficaz em seu bem estar nesta fase da vida. As rodas de conversas, a amizade e o vínculo construído entre os participantes fazem dos encontros um espaço de satisfação e realização, onde vão revigorando a própria vida.

“A partir desta revitalização, construída em grupo, desperta a necessidade de uma ação prática que é concretizada na ‘Visita da Alegria’ a idosos e enfermos que por suas limitações não participam dos encontros”, explica a gerente.

Neste ano, por motivo de mudança de região pastoral das irmãs, que passaram a residir no município de Soledade (PB), o projeto vem sendo desenvolvido com uma colaboração maior de voluntários que dinamizam os encontros.

Segue depoimentos de beneficiados e voluntários do projeto:

* “Participo de vários grupos, sou vicentina; mas onde me sinto melhor é no grupo Sabedorias, onde encontro pessoas que tem alegria e amor”.

* “Fui convidada por outras pessoas que fazem parte do grupo. Comecei participar e estou gostando muito, especialmente das reflexões e estudos Bíblicos”.


* “Aprendo muito participando do grupo. Minha vida mudou para melhor depois que comecei a frequentar o grupo. No grupo sinto muita Paz, amor e presença de Deus, que dá razão e um novo sentido em minha vida. A tristeza desapareceu de minha vida”.

* O grupo é muito bom. Sempre apendo coisas novas. Conheço outras pessoas e faço novas amizades”.

*Gosto muito do grupo. Me sinto bem. As vezes estou estressada e quando chego no grupo, muda. Tive oportunidade de mudar meu horário de trabalho para participar do grupo. Obrigado Deus, pela existência do grupo.”

*“Saí da imaturidade, me tornei uma pessoa mais ativa, alegre, amável e mais interesse pela Palavra de Deus”.

Depoimento de voluntário que colabora no projeto.

“Para mim, trabalhar com os idosos, está sendo um aprendizado, pois suas experiências me fazem refletir o quanto o outro é importante, independentemente de cor ou idade. Cada dia aprendo com o grupo e como colaboradora, estou para servir. Quero passar um pouco do que sei para eles e aprender deles o que sabem. Estou feliz em ser uma seta a esclarecer e animar aqueles que se sentem excluídos, por achar que não servem mais para nada. Concluo dizendo que cada um do grupo é importante para mim e sou grata ao grupo e as irmãs por confiar na minha pessoa e meu trabalho”.

Compartilhe
esta notícia
Voltar