Projeto Mãos Solidárias reinicia atividades na Paraíba

23 de Maio de 2018
Postado por: Cristine Maraga

O Projeto Mãos Solidárias reiniciou suas atividades neste mês de maio. Coordenado pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora que atuam na Paróquia Santa Ana, no município de Soledade, zona agreste da Paraíba, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento integral da pessoa humana, qualificando mulheres e adolescentes para geração de renda alternativa por meio de capacitação de artesanato e culinária, priorizando a partilha de saberes do grupo. Além disso, busca oportunizar uma formação cristã, culminando no resgate dos direitos e cidadania. 

O grupo da oficina de artesanato, que foi formado no ano passado, continua suas atividades em 2018. São 18 mulheres que participam e se encontram semanalmente, às quintas-feiras. Neste ano, iniciou também uma nova turma na oficina de culinária, com 20 mulheres de várias faixas etárias e de regiões diferentes da cidade. Elas se encontram semanalmente, às terças-feiras, das 14h às 16h30, para o curso.

Com uma população de mais de 18 mil habitantes, Soledade está centrada no polígono das secas, não existe campo industrial, impossibilitando o desenvolvimento da agricultura industrial ou familiar. De acordo com a Irmã Silvia Melo, diante desta realidade percebe-se a necessidade de despertar e desenvolver a confiança, a criatividade e o interesse em adquirir conhecimentos e desenvolver novas habilidades.

“Este Projeto visa uma aprendizagem e troca de experiências de vida com as mulheres. Pretende-se despertar a consciência de comunhão e solidariedade, visando o crescimento e fortalecimento da comunidade cristã, o trabalho em equipe e atitudes de enfrentamento nas diferentes situações e realidades do dia a dia, despertando para formas alternativas de subsistência”, explica a religiosa.

Compartilhe
esta notícia
Voltar