Mensagem da Presidente da CRB, Ir. Maria Inês V. Ribeiro pelos 10 anos da Rede ”Um Grito pela Vida”

16 de Maio de 2017
Postado por: Cristine Maraga

Leia a mensagem da Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Ir. Maria Inês V. Ribeiro, em comemoração aos 10 anos da Rede um Grito pela Vida.

"Eis que estou fazendo uma coisa nova!” (Is 43,19)


Querida Vida Religiosa do Brasil!


Exatamente neste dia 14 de maio, em que celebramos o dia das Mães, decidi escrever a carta para agradecer nossa grande equipe da Rede ”Um Grito pela Vida”, pois essas mulheres são verdadeiras mães. Há 10 anos vem construindo redes de solidariedade e compromisso, levando à prática o convite do Papa Francisco de “envidar todos os esforços para debelar este crime vergonhoso e intolerável” (P. Francisco, 08 de fevereiro de 2017).


Diante da grave situação política e econômica, em todo o mundo, haverá aumento preocupante de exploração da vida. Não podemos, de maneira alguma, aceitar os que dizem que o assunto não tem nada a ver com sua comunidade, sua paróquia ou sua congregação. A situação se amplia e existe tanto em pequenas como em grandes cidades.


Em março de 2007, em Salvador, Bahia, teve inicio a Rede “Um Grito pela Vida” e, desde então, muitas religiosas e religiosos e também leigos/as acolhem o desafio de trabalhar na defesa das pessoas traficadas, exploradas, machucadas, vendidas, indefesas. São já 10 anos de empenho e dedicação, num trabalho silencioso, praticamente longe das forças da mídia.


Convido a toda a Vida Religiosa Consagrada do nosso imenso país que esteja vigilante, seja no trabalho preventivo como também no enfrentamento de casos. Nossos carismas todos nasceram para “defender a vida onde é mais sofrida e marginalizada “ . A missão da Rede “Um Grito pela Vida “ passa por todos os nossos Carismas.


Abramos nosso coração, disponhamos do nosso tempo para somar com a Equipe que vem trabalhando na descoberta, prevenção e enfrentamento. Vamos incentivar que mais membros dos nossos Institutos assumam junto aos núcleos da Rede espalhados pelo Brasil.


Para comemorar os 10 Anos da Rede “Um Grito pela Vida”, acontecerá em Brasília o Encontro das/os Articuladoras/es dos Núcleos, de 19 a 22 de outubro, com momento celebrativo no Santuário Dom Bosco. É a festa-gratidão pelo trabalho que vem sendo desenvolvido pelas irmãs e irmãos em defesa da vida! Parabéns!


Que nossa Mãe maior, a Padroeira do Brasil, nesse Ano Mariano fortaleça nossa Rede “Um Grito pela Vida” e que todas e todos juntos, unidos/as, ao celebrar esses 10 anos, prossigamos com nossa vida partilhada e nosso testemunho contra toda forma de exploração do ser humano, de maneira particular as mulheres e as crianças traficadas.


Mãe Aparecida, abençoe nosso povo e nossa Equipe da Rede “Um Grito pela Vida”. Nosso País, Boa Mãe, necessita de paz, justiça, respeito a dignidade humana. Velai sobre nós! Como nos lembra a oração do Ano Jubilar: 300 Anos de bênçãos: “Para todos tendes sido benção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida”, continue conosco, Mãezinha querida!

Assinado: Ir. Maria Inês Vieira Ribeiro

Compartilhe
esta notícia
Voltar