Irmã Franciscana participa de Encontro de articuladores das Pastorais do Migrante e da Aids

22 de Maio de 2018
Postado por: Cristine Maraga

Aconteceu no último sábado (19), em Lages (SC), o Encontro de Articulação das Pastorais do Migrante e da AIDS do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, que acontece no Centro de Direitos Humanos e Cidadania Irmã Jandira Bettoni, e reuniu representantes de quatro Dioceses do estado de Santa Catarina. Entre eles, a Irmã Rosane Padova, membro do Grupo de Estudos sobre a Imigração para a Região Oeste de Santa Catarina (Geirosc) e atuante na Pastoral do Migrante, e o Sr. Elias de Nardi, responsável pela articulação da Pastoral do Migrante na Diocese de Chapecó, que partilharam as múltiplas experiências e saberes, frutos do trabalho realizado desde 2014 junto aos imigrantes de Chapecó e região.


Irmã Rosane Padova explica que essa articulação faz parte de uma parceria entre o Regional Sul 4 da CNBB com o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS). “Um dos grandes desafios no contexto atual é sem dúvida a migração em que os milhares de pessoas imigrantes e refugiados que, por inúmeros motivos, um dos quais é a ganância econômica, têm provocado um enorme movimento de mobilidade humana pelo planeta. O Brasil está nessa também, pois é um país que recebe, mas deixa seus cidadãos saírem”, comenta.
 

Dados do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), apontam que o Brasil tem hoje três mil brasileiros refugiados em outros países, pois aqui suas vidas estão ameaçadas e outros quatro milhões de brasileiros emigraram, saíram do Brasil. “São números que impressionam. O Brasil ficou melhor?! O que está acontecendo? Por isso, diversas entidades e órgãos afins em Santa Catarina precisam fazer valer da rede de saberes que cada um tem, para fazer acontecer um trabalho em redes, organizado, de qualidade e eficaz para atender todos àqueles e àquelas, irmãos e irmãs, que buscam comida, paz, um lugar acolhedor, terra e trabalho”, aponta a religiosa.

Este foi o segundo encontro do processo de articulação destes âmbitos pastorais. O primeiro foi realizado em novembro de 2017 também na cidade de Lages. O evento contou com as assessorias de Márcia Ponce, assessora da Cáritas – Regional Paraná, que colabora com as questões da Pastoral do Migrante e do seminarista Kleber Oliveira, da Diocese de Caçador, que colabora com a articulação da Pastoral da AIDS.

Fotos: Franklin Machado/CNBB Sul 4

 

Compartilhe
esta notícia
Voltar