Irmã Diva conclui Formação Básica em Indigenismo

13 de Fevereiro de 2018
Postado por: Cristine Maraga

         

 Entre os dias 11 de janeiro e o 1º de fevereiro a Irmã Diva Nascimento Barbosa, da Fraternidade Nossa Senhora de Guadalupe, em Ipuaçú (SC), conclui a II etapa do Curso de Formação Básica em Indigenismo, organizado pelo Conselho Indigenista Missionário (CIMI). O curso ocorreu no Centro de Formação Vicente Cañas, em Luziânia (GO), e teve como objetivo “Testemunhar e anunciar profeticamente a Boa Nova do Reino a serviço dos projetos de vida dos povos indígenas, denunciando as estruturas de dominação, violência e injustiça e instrumentalizar seus novos missionários para atuar junto com os povos indígenas na perspectiva de levar formação e informação para fortalecer seu protagonismo na luta pela garantia dos seus direitos”, explica Irmã Diva.

            Esta foi a 35º edição realizada e acontece as duas etapas ao mesmo tempo. Os 31 alunos e alunas são religiosos (as), leigos(as) e indígenas vindos de todas as regiões do Brasil e de outros países como o Quênia, a Itália, a Indonésia, a Espanha e o Chile; e com idades compreendidas entre os 23 e os 58 anos. Além dessas duas etapas, o CIMI também oferece um curso de duas semanas de formação continuada para os missionários mais experientes.

            Como parte da formação entre a primeira e a segunda etapa, os participantes devem elaborar um relatório de observação de um ano de duração, que é apresentado na última com os objetivos de mostrar as experiências vivenciadas junto aos diferentes povos e de trabalhar sobre casos concretos.

            Após a finalização da segunda etapa será competência das assembleias de cada regional referendar, ou não, os missionários e as missionarias como membros do CIMI.

As matérias oferecidas são antropologia, teologia, história, comunicação, assessoria jurídica, etc. Com uma especial atenção na atual conjuntura politica do país, que ameaça diretamente os direitos dos povos indígenas brasileiros.

Compartilhe
esta notícia
Voltar