AMAB realiza curso de Desenvolvimento de Projetos em Aldeias Indígenas

20 de Dezembro de 2017
Postado por: Cristine Maraga

Na última semana, os participantes do Curso de Desenvolvimento de Projetos em Aldeias Indígenas receberam a oficina de Elaboração de Projetos, assessorados pela profissional Luciane Luvizon, da Associação Maria Bernarda (AMAB), entidade jurídica das Irmãs Franciscanas de Maria Auxiliadora. O curso é desenvolvido pelo Projeto de Formação de Lideranças Indígenas, executado pela AMAB em parceira com diversas entidades e com recursos captados da Fundação Margrith WERZINGER, da Alemanha.

Os participantes colocaram em prática os conhecimentos aprendidos em oito oficinas de formação e tiverem a possiblidade de conhecer todas as etapas de um projeto e como se elabora cada uma delas, com o auxílio da assessora. “Foram dias muito produtivos, pois os participantes dos cursos se empenharam e se dedicaram muito para pensar projetos e elaborar propostas para ser encaminhadas para fontes de captação de recursos para atender as necessidades das aldeias identificadas por eles”, comenta.

Ainda conforme Luciane, o objetivo do projeto é estimular a autonomia e protagonismo desses sujeitos e fomentar o compromisso com a sobrevivência e libertação dos povos Kaikang e Guarani Mbya. Assim como, despertar nas lideranças jovens o interesse no resgate da cultura e dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas.

O Curso de Desenvolvimento de Projetos em Aldeias Indígenas iniciou em julho deste ano em Chapecó, Entre Rios e Ipuaçu, e contempla participantes da maioria das aldeias indígenas da região.

Compartilhe
esta notícia
Voltar