Formação

Formação

O caminho para ser uma Irmã Franciscana Missionária de Maria Auxiliadora é inspirado na vida de uma mulher franciscana chamada Santa Maria Bernarda Bütler. Com o coração profundamente livre, ela pôs-se num caminho missionário de seguimento a Jesus Cristo, tendo o Evangelho como sua forma de vida. É essa mesma paixão que move e dá sentido àquilo que as Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora são e fazem.

Seguindo essa inspiração, a formação franciscana é o instrumento capaz de levar cada pessoa a centrar-se naquilo que para São Francisco de Assis e Santa Maria Bernarda deve ser tudo: o Bem, Todo o Bem, o Sumo Bem. Por isso, a formação franciscana não se refere a um período determinado de aprendizado de conteúdos necessários à realização de uma tarefa. Trata-se de um processo que envolve toda a vida.

A Província Santa Clara, com sede em Chapecó/SC, oferece um processo de acompanhamento vocacional personalizado, com etapas específicas que respondem ao processo formativo franciscano:

SAV - Serviço de Animação Vocacional
01

SAV - Serviço de Animação Vocacional

A vocação é um Dom de Deus, a iniciativa do Chamado é Ele quem faz. Já a resposta é humana, e nesse processo surgem questionamentos como: o que farei de minha vida? Para que Deus está me chamando? Qual o sentido de minha vida? A que vou querer dedicar meus dons? Que sonhos carrego comigo? Que direi, que farei, para onde irei?

O SAV (Serviço de Animação Vocacional) tem a missão de proporcionar reflexões, encontros, visitas às famílias, retiros e experiências missionárias para as juventudes com a finalidade de despertar, discernir, acompanhar e cultivar sua vocação.

Nós, Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora atuamos em comunhão com o SAV - Serviço de Animação Vocacional das dioceses e paróquias onde residimos, pois acreditamos que a proposta do Reino de Deus acontece a partir de uma Igreja vocacionada em comunhão ministerial.

Pré-Postulantado
02

Pré-Postulantado

É um período de discernimento, tempo de conhecer o jeito de viver das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, a missão que realizam, o que fazem, como fazem, como vivem, é a experiência de convivência no cotidiano.

Postulantado
03

Postulantado

É um período para um discernimento mais profundo das motivações vocacionais. É o tempo de experiências de fraternidade e de vivências missionárias concretas, de conhecimento do Carisma da Congregação, no qual a jovem vai conhecendo suas aptidões para esse estilo de vida. É um tempo de desafios e descobertas em nível pessoal. E começam a aparecer algumas respostas às perguntas anteriormente feitas: quem sou eu? Qual é a minha missão no mundo, na Igreja, na comunidade?

Noviciado
04

Noviciado

Esta é a etapa do enamoramento e da consolidação do amor por Jesus e nesse período a jovem noviça aprofunda a nova forma de vida e realiza uma forte experiência do amor de Deus em sua vida e também uma forte experiência de convivência fraterna. Clarifica e confirma a autenticidade de sua vocação. Estuda e aprofunda o Espírito e a Missão da Congregação e capacita-se para a vida consagrada missionária através do conhecimento e da vivência dos Votos Religiosos de Pobreza, Obediência e Castidade.

É o tempo de dizer: “Seduziste-me Senhor, e eu me deixei seduzir” (Jr 20,7)

Formação Continuada
05

Formação Continuada

É o período em que a jovem Irmã de Profissão Temporária, portanto já consagrada a Deus, continua seu processo de crescimento integral, consolida sua formação humano-espiritual iniciada nas etapas anteriores e se prepara para a consagração definitiva a Deus. Neste período, a jovem Irmã de Deus que fez em sua vida, integra a vida fraterna e seu compromisso missionário. O juniorato é também um tempo de descobertas e novos desafios ligados ao mundo do trabalho, aos estudos e missão de anunciar o Evangelho nas mais diversas realidades da vida do povo.

A Irmã Juniorista é chamada a viver alegremente o Carisma da Congregação e dizer a cada dia e sempre de novo: “Aqui estou, Senhor. Envia-me” (Is 6,8).

Receba as principais novidades das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora direto no seu e-mail.

Junte-se à nossa lista de mais de 5 mil amigos.

Email: Inválido